São Paulo - O “apagão de talentos”, tão falado ultimamente pelos profissionais de recursos humanos, vai permanecer. Essa é a previsão de Elaine Saad, gerente geral na América Latina da consultoria Right Management, responsável por uma pesquisa que apontou os 10 cargos com maior escassez de trabalhadores no Brasil e no mundo. Técnicos, profissionais qualificados e operadores de produção são os que mais faltam no país. No mundo, são os trabalhadores qualificados, representantes de venda e técnicos.
O levantamento, feito com 35.000 empregadores de 36 países, mostrou que o problema é global, porém mais intenso no Brasil e em outros países em desenvolvimento. Dados do estudo mostram que 36% dos entrevistados sentem dificuldade em preencher cargos. No Brasil esse percentual sobe para 64%. “A situação se agrava em países onde a economia se mostra mais aquecida. Para manter os bons resultados, é preciso de gente boa”, diz Elaine Saad.
Ela ressalta, no entanto, que essa falta de pessoal não se restringe aos jovens prodígios da “geração Y”. “O problema é muito mais grave do que isso. Essa mão-de-obra muito qualificada é realmente disputada, mas estamos percebendo uma escassez de posições básicas para as empresas se desenvolverem nos próximos cinco anos”, afirma. Elaine considera que o “apagão” se deve à má formação técnica e profissional da maioria dos trabalhadores, que têm mais acesso a educação, mas, nem sempre, o ensino é de qualidade.
Em alguns casos, como de profissionais de TI e engenheiros, o fenômeno existe há mais tempo. Para a especialista, muitos jovens não escolhem as áreas exatas por não haver um retorno financeiro imediato. “Às vezes, o jovem prefere seguir carreiras na área de administração, economia ou do direito porque quer ficar rico mais rápido. Se for um engenheiro, ele vai demorar mais ou menos 10 anos para ganhar dinheiro”, diz.
Leia mais em http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/tecnicos-e-profissionais-qualificados-estao-em-falta-no-pais-diz-pesquisa?page=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário