Liderança e o Estilo Coach

http://www.abtd.com.br/ - Data da Publicação: 02/03/2010

Por VERA MELLO

O coaching é hoje em dia um dos temas mais discutidos na área de gestão. Mas o mais importante é colocá-lo em prática, o mais rápido que for possível, para gerar resultados diferentes e melhores do que os que até então foram alcançados.
Para isso é importante fazer diferente para se tornar um diferencial no mercado.
Coaching é um processo de alto impacto na produtividade, criando um ambiente propício nas organizações que aprendem, facilitando a criação de vínculos entre as pessoas (coaching de equipe), comprometimento verdadeiro com resultados e com o autodesenvolvimento.
Coaching tem a ver com o como as pessoas podem conectar seu desejo de trazer o futuro para o presente. Muitos participantes (coachees) ficam presos ao seu conhecimento técnico e o coach deve ajudá-los a irem para o futuro desejado.

Quem precisa de coaching?


Por definição, todos precisamos de coaching. No entanto existem algumas situações em que as demandas formais de coaching se concentram. Por exemplo:


- Líderes - Líderes em qualquer nível da organização que queiram exercer esta competência de forma mais eficaz, ao estimular seus liderados a desenvolver seu potencial e orientarem-se para resultados efetivos e rápidos.



- Os "altos potenciais" das empresas



- Em momentos de baixa performance



- Trainees



- Transição de carreira



Em termos coletivos, numa organização, o coaching é formador de uma cultura para a aprendizagem e para a elevada performance. Só através da aprendizagem contínua e da máxima performance, as organizações conseguirão um crescimento sustentável a longo prazo. Tal como nos esportes, só as equipes que atingem a máxima performance nas várias competições, poderão vencer e ganhar o campeonato. É essa a atitude que o mercado exige das organizações para o futuro, competitividade e excelência.

Como as organizações podem se preparar e conscientizar os seus colaboradores para esta necessidade de mudança?

A liderança, ou mais propriamente, o estilo de liderança adotado pelos líderes diferencia as organizações. Por um lado, estão os líderes que dizem o que fazer e têm as respostas para tudo, rodeados de pessoas que se limitam a obedecer e, por outro lado, os líderes que são coaches, que ajudam a estabelecer a visão, que gerenciam pessoas fornecendo feedback constante, que têm um papel de facilitador, onde a equipe analisa os fatos e cria as respostas mais eficazes e inovadoras.

Então qual passa a ser o papel do líder? O líder que assume a postura de coach ajuda e apóia a formação de novos líderes. Isso significa formar melhores profissionais, formar os líderes do futuro, formar pessoas focalizadas para a busca de soluções como forma de atingirem resultados de forma mais ágil, inovadora e comprometida.

Vera Mello: - www.coachingcorporativo.com.br -Coach Executiva, Profissional e Coach Pessoal (Life Coach) especializada em atender o mercado de Coaching Corporativo, formada com certificação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), curso credenciado pelo ICF (International Coach Federation); Atualmente é Assessora e Consultora de empresas e tem atuado durante as últimas décadas como consultora de Empresas públicas e privadas em diversos segmentos em todo o país

Nenhum comentário: