O perfil do novo selecionador

Por Andreza Balthazar de Souza para o RH.com.br



O processo de Recrutamento e Seleção de uma organização é a porta principal de entrada de novos profissionais e futuros talentos. Por este motivo devemos nos atentar na sua execução, pois assim teremos mais assertividade em atingir a necessidade do nosso cliente interno, a empresa contratante.
O primeiro passo para realizar uma seleção é planejar, elaborar um programa de contratação que envolva todas as etapas do processo seletivo, analisando seus custos, riscos e recursos da própria organização.

Neste planejamento o selecionador deve integrar-se a todos os subsistemas da empresa. Isto é, ter uma visão sistêmica da organização interna e externamente, conhecendo seus concorrentes e suas atuações no mercado de trabalho.
Outro ponto fundamental ao selecionador é conhecer a cultura organizacional e suas ramificações, sendo elas, o perfil do gestor que irá atuar diretamente com o contratado, o ambiente de trabalho e seus colegas diretos.


Desta maneira o selecionador poderá filtrar com mais precisão os profissionais interessados na vaga, pois apenas realizar o link do perfil técnico do profissional com a necessidade da vaga, poderá ocorrer facilmente uma contratação errada. A responsabilidade do selecionador esta muito além de captar profissionais adequados ao preenchimento da vaga. É a partir dele que a organização abre suas portas para desenvolver novos talentos e futuros empreendedores.
Andreza Balthazar de Souza










Psicóloga, Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mais de dez anos na área de RH, atuando com empresas Nacionais e Multinacionais. Atualmente ministra cursos e palestras comportamentais e técnicas destinadas a profissionais da área de RH. Cursos Ministrados: Recrutamento e Seleção com Foco em Competências; Formação de Instrutores e Analistas de Treinamento e Desenvolvimento; Marketing Pessoal; Serviço Social e Benefícios; Excelência no Atendimento; entre outros.



Andreza Balthazar de Souza




 

Nenhum comentário: