estou aplicando essa tecnica no meu dia-a-dia!
Gestão de Pessoas ( RH ) e ScrumÉ fundamental para o RH da empresa conhecer qual é o seu negócio e também seus processos. Nas empresas de tecnologia, por exemplo, o método de desenvolvimento pode influenciar totalmente no perfil de profissional a ser procurado pela empresa. Falo pela minha experiência com a própria Kombo, com o conhecimento de outras empresas do setor e também devido a um artigo que o consultor de scrum Nelson Abu me enviou sobre RH e Scrum.
O que é Scrum?
Scrum é um método de desenvolvimento que tem como base a interação da equipe. Toda a proposta é em cima de um desenvolvimento ágil, com entregas rápidas e interação total. Funciona da seguinte forma:
É definida uma lista de tarefas a serem feitas, que são escritas em histórias;
A própria equipe de programadores, juntamente com o responsável pelo projeto, faz a estimativa do que vai conseguir entregar num curto período de tempo (entre 10 a 30 dias, em média). Depois que o pacote é fechado, o relógio começa a correr;
Os próprios membros da equipe decidem que tarefa vão fazer;
São feitas reuniões diárias para verificar o andamento do projeto e identificar impedimentos;
Depois da entrega do produto final, toda a equipe compartilha o que foi bom e o que pode melhorar dali pra frente.
O que o RH tem com isso?
Tudo!!! Ser ágil, ou ter um método ágil de desenvolvimento é uma tendência das empresas. Google, Yahoo e muitas outras já estão utilizando há anos. O grande diferencial é a entrega gradual de resultados. Ao invés do cliente esperar 10 meses para ver o software planejado, ele participa do planejamento e tem entregas menores e constantes das partes mais importantes primeiro. O retorno para ele vem bem antes de 10 meses! Vai ser difícil empresas ficarem fora dessa..
E num método que a base de sucesso é a interação das pessoas, o RH tem papel chave.
Lendo a breve descrição de um ciclo de desenvolvimento citada antes, que tipo de profissional você selecionaria? Que tipo de avaliação faria para medir o desempenho? Ou que tipo de treinamentos indicaria para preparar um equipe prestes a implementar este método?
Autora: Paula Galvão de Barba
Fonte: mundorh.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário